PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICO DO PROJETO "MUNDO ENCANTADO"

1. TÍTULO:

O QUE É FOLCLORE?

2.LOCALIZAÇÃO:
ACONTECERÁ, COM AS TURMAS JB1 E JB2, NA EMEF VILA MONTE CRISTO, SITUADA NA RUA CARLOS SUPERTI, 85 VILA MONTE CRISTO BAIRRO VILA NOVA/-POA-/RGS.

 3. TEMA:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE NOSSO FOLCLORE COM EXPLORAÇÃO DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES PARA AMPLIAÇÃO DOS REPERTÓRIOS, ORAIS, MUSICAIS, GRÁFICOS, TEATRAIS E CULTURAIS.

4. OBJETIVOS:

GERAL:

AMPLIAR OS REPERTÓRIOS: ORAIS, GRÁFICOS, MUSICAIS E TEATRAIS, DE COMUNICAÇÃO, QUALIFICANDO SEUS RECURSOS E POSSIBILIDADES DE CONEXÕES E VIVÊNCIAS, INTERAGINDO DE FORMA DIFERENCIADA COM SEUS COLEGAS E  COM OS SABERES DE OUTRAS LOCALIDADES.

ESPECÍFICOS:

-INVESTIGAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS COM RELAÇÃO AS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DO NOSSO FOLCLORE;

-APRESENTAR AOS ALUNOS A DIVERSIDADE DE MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, QUE AO LONGO DAS GERAÇÕES, FORMARAM NOSSO FOLCLORE;

-INSTIGAR A IMAGINAÇÃO E FANTASIA NA INTERAÇÃO COM OS DIFERENTES  PERSONAGENS DO NOSSO FOLCLORE;

-DESPERTAR A CURIOSIDADE DOS ALUNOS PARA OUTRAS LOCALIDADES;

-PROPORCIONAR VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS AMPLIANDO E QUALIFICANDO O REPERTÓRIO DE BRINCADEIRAS, CANTIGAS, TRAVA-LÍNGUAS, PARLENDAS E ADIVINHAS;

-SOCIALIZAR AS REPRESENTAÇÕES CRIADAS, DAS CANTIGAS TRABALHADAS, COM OUTRAS TURMAS DA ESCOLA E/OU SEMANA CULTURAL.

5. JUSTIFICATIVA:

”FOLCLORE É O CONJUNTO DE COISAS QUE O POVO SABE, SEM SABER QUEM ENSINOU...O POVO É COMO SE FOSSE UMA PESSOA. PARA CONHECÊ-LO PRECISAMOS CONHECER SEU FOLCLORE..

MARCELO XAVIER


         PENSANDO NA POSSIBILIDADE DE AMPLIAR O REPERTÓRIO  DOS ALUNOS DO JB1 E JB2/2011, PROPONHO ESTE PROJETO COM A INTENÇÃO DE VIVÊNCIAR E  SOCIALIZAR AS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DO NOSSO FOLCLORE POSSIBILITANDO INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM SEUS PARES E COM OS SABERES DE OUTRAS LOCALIDADES/REGIÕES.
        A IDÉIA É PODER SOCIALIZAR COM OS ALUNOS O ACUMULO CULTURAL DO NOSSO POVO REPRESENTADO POR DIFERENTES MANIFESTAÇÕES, VALORIZANDO A CULTURA ORAL, MUSICAL, GRÁFICA E DRAMATICA DAS LENDAS, CANTIGAS, PARLENDAS, TRAVA-LINGUAS E ADIVINHAS, VALORIZANDO O CONHECIMENTO DOS BISAVÓS, AVÓS, PAIS, TIOS DOS ALUNOS, NOSSO “POVO”.
       ESTE PLANO DE AÇÃO FAZ PARTE DO PROJETO MUNDO ENCANTADO QUE É UM DOS TEMAS CENTRAIS DO NOSSO TRABALHO, QUE AO LONGO DO ANO IRÁ TRABALHAR E ESTIMULAR  A FANTASIA,  O MÁGICO, O CRIATIVO E  O SIMBÓLICO DO UNIVERSO INFANTIL.
 
6. METODOLOGIA:

          O PRESENTE PLANO DE AÇÃO SERÁ PROPOSTO NA EMEF VILA MONTE CRISTO PARA SER EFETIVADO, NA SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO COM OS ALUNOS DO JB1 E JB2. A IDÉIA É,  JUNTAMENTE COM AS PROFESSORAS DE MÚSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA, PROPOR ATIVIDADES E VIVÊNCIAS DO NOSSO FOLCLORE PARA VALORIZAR, AMPLIAR E QUALIFICAR O REPERTÓRIO INFANTIL DESSES ALUNOS. IREMOS EXPLORAR, AS CANTIGAS, PARLENDAS, ADIVINHAS, TRAVA-LÍNGUAS, LENDAS, BRINCADEIRAS E PERSONAGENS MITOLÓGICOS, INSTIGANDO A IMAGINAÇÃO E FANTASIA DOS ALUNOS, AMPLIANDO O REPERTÓRIO ORAL, GRÁFICO, TEATRAL, MUSICAL E CULTURAL DOS MESMOS.

7. RECURSOS:

       -SALA DA LUDOTECA, SALA DE MÚSICA, SALA DE AULA E PÁTIO;

       -UMA MÁQUINA DIGITAL PARA REGISTROS FOTOGRÁFICOS E FILMAGENS;

       -PERSONAGENS DO FOLCLORE EM PAPEL CARTÃO;

       -MATERIAL DE PINTURA, RECORTE E COLAGEM;

-PALITOS DE PICOLÉ;

-PAPEL PARA DOBRADURA NAS CORES PRETO E VERMELHO;

       -APARELHO DE SOM;

-LIVROS: “ARMAZÉM DO FOLCLORE” DE RICARDO AZEVEDO;

                “MITOS” E “CRENDICES E SUPERTIÇÕES” DE MARCELO XAVIER;

                “O TESOURO DAS CANTIGAS PARA CRIANÇAS” DE ANA        MARIA MACHADO;
                “FOLCLORE E MITOS” DA CLÁUCIA LOMBARDI;

                “COLEÇÃO CANTIGAS CONTADAS” DE LEILA PEREIRA.

  -REVISTAS:“PROJETOS ESCOLARES” ANO 1 NÚMEROS 7 E 9.

         
8.CRONOGRAMA:

8.1.ATIVIDADES:

 ATIVIDADE 1:

NA RODINHA CONVERSAR SOBRE O QUE SABEM SOBRE FOLCLORE APRESENTAR ALGUMAS MANIFESTAÇÕES POPULARES E A PROPOSTA DO  PROJETO.

ATIVIDADE 2:

APRESENTAR OS DIFERENTES PERSONAGENS MITOLÓGICOS, PROPONDO A CONFECÇÃO DE UM FANTOCHE POR DIA, COMPONDO UMA COLEÇÃO DE CINCO PERSONAGENS AO FINAL DA PRIMEIRA SEMANA DO PROJETO: CUCA, SACI PERERÊ, LOBSOMEM, BUMBA MEU BOI, CURUPIRA ;

ATIVIDADE 3:

CONHECER AS LENDAS DESSES PERSONAGENS COM A CONTAÇÃO ORAL E/OU VISUAL DAS HISTÓRIAS DOS MESMOS, UM A CADA DIA;

  ATIVIDADE 4:

VIVENCIAR CANTIGAS, ADIVINHAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS.

ATIVIDADE 5:

CRIAR E ENSAIAR A REPRESENTAÇÃO DAS CANTIGAS DO LIVRO: “A ASSEMBLÉIA DOS BICHOS” DE LEILA PEREIRA.

CONFECÇÃO DE UM SACI DE DOBRADURAS E UMA IARA ARTICULÁVEL.

ATIVIDADE 6:

APRESENTAÇÃO PARA OUTRAS TURMAS DA DRAMATIZAÇÃO CRIADA E DAS PRODUÇÕES FEITAS.

8.2. AVALIAÇÃO:

AVALIAÇÃO DO PROJETO SERÁ PROCESSUAL E DIRETAMENTE RELACIONADA AO EFETIVO ENVOLVIMENTO E COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS COM AS ATIVIDADES PROPOSTAS,  ASSIDUIDADE NOS ENCONTROS E CONSEQUENTEMENTE SEUS PROGRESSOS, E PRINCIPALMENTE AMPLIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE SUAS INTERAÇÕES SOCIAIS E ESCOLARES, VALORIZANDO SUA CULTURA E O CONHECIMENTO PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.


VANICIREI A. ALVES AIMI
(VANICI AIMI)
PROFESSORA REFERÊNCIA DAS TURMAS JB1 E JB2/2011