1. TÍTULO:
O QUE É FOLCLORE?
2.LOCALIZAÇÃO:
ACONTECERÁ, COM AS TURMAS JB1 E JB2, NA EMEF VILA MONTE CRISTO, SITUADA NA RUA CARLOS SUPERTI, 85 VILA MONTE CRISTO BAIRRO VILA NOVA/-POA-/RGS.
3. TEMA:
A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE NOSSO FOLCLORE COM EXPLORAÇÃO DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES PARA AMPLIAÇÃO DOS REPERTÓRIOS, ORAIS, MUSICAIS, GRÁFICOS, TEATRAIS E CULTURAIS.
4. OBJETIVOS:
GERAL:
AMPLIAR OS REPERTÓRIOS: ORAIS, GRÁFICOS, MUSICAIS E TEATRAIS, DE COMUNICAÇÃO, QUALIFICANDO SEUS RECURSOS E POSSIBILIDADES DE CONEXÕES E VIVÊNCIAS, INTERAGINDO DE FORMA DIFERENCIADA COM SEUS COLEGAS E COM OS SABERES DE OUTRAS LOCALIDADES.
ESPECÍFICOS:
-INVESTIGAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS COM RELAÇÃO AS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DO NOSSO FOLCLORE;
-APRESENTAR AOS ALUNOS A DIVERSIDADE DE MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, QUE AO LONGO DAS GERAÇÕES, FORMARAM NOSSO FOLCLORE;
-INSTIGAR A IMAGINAÇÃO E FANTASIA NA INTERAÇÃO COM OS DIFERENTES PERSONAGENS DO NOSSO FOLCLORE;
-DESPERTAR A CURIOSIDADE DOS ALUNOS PARA OUTRAS LOCALIDADES;
-PROPORCIONAR VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS AMPLIANDO E QUALIFICANDO O REPERTÓRIO DE BRINCADEIRAS, CANTIGAS, TRAVA-LÍNGUAS, PARLENDAS E ADIVINHAS;
-SOCIALIZAR AS REPRESENTAÇÕES CRIADAS, DAS CANTIGAS TRABALHADAS, COM OUTRAS TURMAS DA ESCOLA E/OU SEMANA CULTURAL.
5. JUSTIFICATIVA:
”FOLCLORE É O CONJUNTO DE COISAS QUE O POVO SABE, SEM SABER QUEM ENSINOU...O POVO É COMO SE FOSSE UMA PESSOA. PARA CONHECÊ-LO PRECISAMOS CONHECER SEU FOLCLORE..”
MARCELO XAVIER
PENSANDO NA POSSIBILIDADE DE AMPLIAR O REPERTÓRIO DOS ALUNOS DO JB1 E JB2/2011, PROPONHO ESTE PROJETO COM A INTENÇÃO DE VIVÊNCIAR E SOCIALIZAR AS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DO NOSSO FOLCLORE POSSIBILITANDO INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM SEUS PARES E COM OS SABERES DE OUTRAS LOCALIDADES/REGIÕES.
A IDÉIA É PODER SOCIALIZAR COM OS ALUNOS O ACUMULO CULTURAL DO NOSSO POVO REPRESENTADO POR DIFERENTES MANIFESTAÇÕES, VALORIZANDO A CULTURA ORAL, MUSICAL, GRÁFICA E DRAMATICA DAS LENDAS, CANTIGAS, PARLENDAS, TRAVA-LINGUAS E ADIVINHAS, VALORIZANDO O CONHECIMENTO DOS BISAVÓS, AVÓS, PAIS, TIOS DOS ALUNOS, NOSSO “POVO”.
ESTE PLANO DE AÇÃO FAZ PARTE DO PROJETO MUNDO ENCANTADO QUE É UM DOS TEMAS CENTRAIS DO NOSSO TRABALHO, QUE AO LONGO DO ANO IRÁ TRABALHAR E ESTIMULAR A FANTASIA, O MÁGICO, O CRIATIVO E O SIMBÓLICO DO UNIVERSO INFANTIL.
6. METODOLOGIA:
O PRESENTE PLANO DE AÇÃO SERÁ PROPOSTO NA EMEF VILA MONTE CRISTO PARA SER EFETIVADO, NA SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO COM OS ALUNOS DO JB1 E JB2. A IDÉIA É, JUNTAMENTE COM AS PROFESSORAS DE MÚSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA, PROPOR ATIVIDADES E VIVÊNCIAS DO NOSSO FOLCLORE PARA VALORIZAR, AMPLIAR E QUALIFICAR O REPERTÓRIO INFANTIL DESSES ALUNOS. IREMOS EXPLORAR, AS CANTIGAS, PARLENDAS, ADIVINHAS, TRAVA-LÍNGUAS, LENDAS, BRINCADEIRAS E PERSONAGENS MITOLÓGICOS, INSTIGANDO A IMAGINAÇÃO E FANTASIA DOS ALUNOS, AMPLIANDO O REPERTÓRIO ORAL, GRÁFICO, TEATRAL, MUSICAL E CULTURAL DOS MESMOS.
7. RECURSOS:
-SALA DA LUDOTECA, SALA DE MÚSICA, SALA DE AULA E PÁTIO;
-UMA MÁQUINA DIGITAL PARA REGISTROS FOTOGRÁFICOS E FILMAGENS;
-PERSONAGENS DO FOLCLORE EM PAPEL CARTÃO;
-MATERIAL DE PINTURA, RECORTE E COLAGEM;
-PALITOS DE PICOLÉ;
-PAPEL PARA DOBRADURA NAS CORES PRETO E VERMELHO;
-APARELHO DE SOM;
-LIVROS: “ARMAZÉM DO FOLCLORE” DE RICARDO AZEVEDO;
“MITOS” E “CRENDICES E SUPERTIÇÕES” DE MARCELO XAVIER;
“O TESOURO DAS CANTIGAS PARA CRIANÇAS” DE ANA MARIA MACHADO;
“FOLCLORE E MITOS” DA CLÁUCIA LOMBARDI;
“COLEÇÃO CANTIGAS CONTADAS” DE LEILA PEREIRA.
-REVISTAS:“PROJETOS ESCOLARES” ANO 1 NÚMEROS 7 E 9.
8.CRONOGRAMA:
8.1.ATIVIDADES:
ATIVIDADE 1:
NA RODINHA CONVERSAR SOBRE O QUE SABEM SOBRE FOLCLORE APRESENTAR ALGUMAS MANIFESTAÇÕES POPULARES E A PROPOSTA DO PROJETO.
ATIVIDADE 2:
APRESENTAR OS DIFERENTES PERSONAGENS MITOLÓGICOS, PROPONDO A CONFECÇÃO DE UM FANTOCHE POR DIA, COMPONDO UMA COLEÇÃO DE CINCO PERSONAGENS AO FINAL DA PRIMEIRA SEMANA DO PROJETO: CUCA, SACI PERERÊ, LOBSOMEM, BUMBA MEU BOI, CURUPIRA ;
ATIVIDADE 3:
CONHECER AS LENDAS DESSES PERSONAGENS COM A CONTAÇÃO ORAL E/OU VISUAL DAS HISTÓRIAS DOS MESMOS, UM A CADA DIA;
ATIVIDADE 4:
VIVENCIAR CANTIGAS, ADIVINHAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS.
ATIVIDADE 5:
CRIAR E ENSAIAR A REPRESENTAÇÃO DAS CANTIGAS DO LIVRO: “A ASSEMBLÉIA DOS BICHOS” DE LEILA PEREIRA.
CONFECÇÃO DE UM SACI DE DOBRADURAS E UMA IARA ARTICULÁVEL.
ATIVIDADE 6:
APRESENTAÇÃO PARA OUTRAS TURMAS DA DRAMATIZAÇÃO CRIADA E DAS PRODUÇÕES FEITAS.
8.2. AVALIAÇÃO:
AVALIAÇÃO DO PROJETO SERÁ PROCESSUAL E DIRETAMENTE RELACIONADA AO EFETIVO ENVOLVIMENTO E COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS COM AS ATIVIDADES PROPOSTAS, ASSIDUIDADE NOS ENCONTROS E CONSEQUENTEMENTE SEUS PROGRESSOS, E PRINCIPALMENTE AMPLIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE SUAS INTERAÇÕES SOCIAIS E ESCOLARES, VALORIZANDO SUA CULTURA E O CONHECIMENTO PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
VANICIREI A. ALVES AIMI
(VANICI AIMI)
PROFESSORA REFERÊNCIA DAS TURMAS JB1 E JB2/2011