Objetivo geral:
Conhecer, explorar e ampliar a riqueza do mundo infantil com seus personagens encantados, fantasiosos e fabulosos, dando asas à imaginação e voando por mundos nunca vistos, nunca imaginados mais muito reais e necessários para a qualidade e sanidade do universo infantil que é tão peculiar e único.
Objetivos específicos:
-Conhecer e nomear os príncipes e princesas das histórias infantis;
-Criar, simbolizar e vivenciar cenas, utilizando as fantasias e brinquedos da sala;
-Conhecer e experênciar as datas comemorativas (Páscoa e Natal) como momentos mágicos e de pura fantasia;
-Conhecer e explorar as datas festivas( Festas Juninas, Folclore e Dia da Criança), como manifestações culturais cheias de riquezas, tradições, lendas, cantigas, brincadeiras e personagens fantasiosos que a muito e muito tempo habitam nossa imaginação;
-Conhecer príncipes, princesas e lendas de outros continentes;
-Conhecer crianças, brinquedos e brincadeiras de outros lugares;
-Produzir desenhos e escritas espontâneas e/ou cópias, dos diferentes conhecimentos trabalhados.
Recursos:
Sala de aula, sala de teatro, biblioteca e pátio da escola. Livros infantis, CDs, DVDs, fantasias, brinquedos, jogos, material de recorte e colagem, material de desenho e pintura, palitos de picolé e de churrasquinho, material de sucata(potes, rolos de papel, retalhos de tecidos, revistas, etc.).
Estratégias:
Contação de histórias infantis, dramatização de histórias, cantigas e/ou lendas, brincadeiras simbólicas dirigidas e livres. Momentos de recreações dirigidas com rodas cantadas, jogos e brincadeiras. Exploração de livros, imagens e objetos do mundo infantil.
Cronograma:
Será desenvolvidas ao longo do ano, nas rodas de conversa dirigida, nos momentos de brincadeiras livres e dirigidas, nas contações de histórias, audições de músicas, filmes e apresentações(teatrais) que surgirem, referentes ao mundo infantil.
Avaliação:
Será processual e ocorrerá ao longo do ano com a observação da efetiva participação e envolvimento dos alunos nas aprendizagens, mudanças de atitudes e ampliação de seus repertórios criativos e simbólicos com interações amigáveis e harmoniosas com seus pares.
PROF. VANICIREI ALVES AIMI
(VANICI AIMI)
PROFESSORA REFEÊNCIA DAS TURMAS JB1 E JB2/2011